Continuidade Indica: Pessoas Negras Produtoras de Conteúdo

O último episódio do Continuidade Podcast trouxe uma entrevista fantástica com a Dra. Uju Anya. Inspiradas no papo enriquecedor que tivemos com essa mulher negra, pesquisadora, professora, mãe, feminista (como ela mesma de descreve) e também na tão necessária luta antirracista que vivemos cotidianamente, decidimos dedicar o post de hoje a perfis e blogs de criadores negros.

Nosso objetivo não é dar voz, porque essas pessoas são donas de vozes poderosíssimas, mas ceder o nosso espaço para fazer eco ao que elas têm a dizer e, com isso, compartilhar conhecimento. Nos unimos ao movimento de fazer ressoar vozes negras, pois, como disse Angela Davis “numa sociedade racista, não ser racista não é o bastante. Temos que ser antirracistas”.

Uju Anya

Começamos com a nossa entrevistada da semana no podcast: Uju Anya. Uju é professora universitária e atua, principalmente, na área de linguística aplicada crítica e pedagogia equitativa. É antirracista e feminista. Clique aqui para comprar o seu livro “Racialized Identities in Second Language Learning. Speaking Blackness in Brazil” ou clique aqui para ir até o perfil de Uju no Twitter.

Djamila Ribeiro

Filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira. Esse é o resumo do currículo de Djamila Ribeiro, uma das vozes mais ativas do feminismo negro no Brasil. É pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. Super ativa nas redes sociais, atualmente também assina uma coluna no jornal Folha de São Paulo e na revista Elle Brasil. Clique aqui pra seguir Djamila no Instagram.

Maíra Azevedo (Tia Má)

María Azevedo, mais conhecida como Tia Má, é jornalista, humorista, palestrante e milita ativamente pelas causas antirracistas e feministas. Atualmente, também é parceira do programa de televisão Encontro com Fátima Bernardes. Nas redes sociais, Tia Má compartilha muita informação e vale a pena acompanhar o seu trabalho. Clica pra ver!

Blogueiras Negras

Blogueiras Negras é um coletivo formado por mulheres negras e afrodescendentes. Com as suas palavras, são “blogueiras com estórias de vida e campos de interesse diversos; reunidas em torno das questões da negritude, do feminismo e da produção de conteúdo”. Recomendamos muito a leitura do blog. Basta clicar aqui pra ir lá visitar.

Aline Djokic

Aline é poetisa e Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de Hamburgo. É parte do time de colaboradoras do coletivo Blogueiras Negras e é autora do livro de poesias “Mitomaníaca”. O livro de Aline pode ser adquirido clicando aqui.

Série Olhos que Condenam

A série original Netflix conta o caso real de jovens negros condenados e presos por anos injustamente pelo estupro de uma mulher branca. Na Netflix, há também um documentário do caso, feito por Oprah Winfrey.

Nath Finanças

Nath é administradora e produz conteúdo sobre orientação financeira para públicos de baixa renda. Seu conteúdo é super educativo e útil para o dia a dia das pessoas. Clique aqui para seguir Nath lá no Instagram!

Cris Oliveira

Para fechar a nossa listinha, não poderíamos deixar de indicar o blog da nossa Cris Oliveira, também conhecida como A Saltimbanca. Como vocês já sabem, Cris é professora e linguista. Mulher negra, baiana, nordestina. No seu blog, fala sobre reflexões pessoais e, é claro, sobre as suas experiências como imigrante brasileira negra na Alemanha. Clique aqui para ler mais.

Indique perfis e blogs de pessoas negras para a gente aqui nos comentários!

*Imagem de destaque: Samir Basante V. por Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *