Você tem síndrome do nível intermediário? 5 Dicas para alavancar o seu inglês.

Imagine a seguinte situação: você resolve fazer um curso de inglês, estuda durante meses (talvez até um ano ou mais) e aprende muito nesse tempo. Aí chega uma hora em que os temas começam a ficar um pouco mais complexos. Quase sempre nesse momento, coincidentemente, as coisas começam a ficar mais apertadas no trabalho, na escola ou na faculdade.

Como não está dando para se dedicar ao aprendizado da língua da forma como gostaria, você resolve fazer uma pausa de um semestre, mas ela acaba durando um pouco (ou bem mais) do que isso. Um dia, você começa a sentir dificuldade de novo e já não consegue acompanhar tão bem as reuniões do trabalho em inglês, não sente segurança para conversar com alguém ou tenta assistir aquele programa que você gosta ou ler alguma coisa e não entende quase nada. É quando resolve voltar para um curso e, chegando lá, eles fazem um teste de nivelamento que diz: seu nível de inglês é intermediário.

Depois de alguns meses, esse ciclo se repete e você sempre volta ao mesmo ponto. Nunca sai desse infame nível intermediário.

Imagem: Pixabay

Se conhece bem essa situação, o papo de hoje é com você. Nós vamos lhe dar 5 dicas para sair do famigerado nível intermediário e alavancar de vez o seu inglês.

  1. Encare novos desafios

Para sair do intermediário é necessário, antes de mais nada, entender que as diversas fases de aprendizado requerem esforços e estratégias de estudo diferentes. O que você fazia quando era iniciante, nem sempre vai ser suficiente para sair do intermediário e passar para o avançado. Isso quer dizer que você deve se preparar para enfrentar novos desafios, experimentar estratégias distintas e ousar mais nos exercícios que faz para praticar o idioma.

Isso nos leva diretamente para a próxima dica.

2. Aumente sua exposição a conteúdos em língua inglesa

Imagem: Nappy

Se você não vive em um lugar onde se fala inglês, é ainda mais importante criar situações que lhe exponham ao idioma. Parta de seus interesses pessoais e mande ver! Gosta de assistir séries e filmes? Então que tal assistir sua série favorita com áudio e legenda em inglês? Você pode ouvir podcasts, assinar canais de YouTube, ler blogs, livros, seguir contas de Instagram ou Twitter em inglês. Pode ser que você nem sempre entenda tudo 100%, mas aí o ideal é que você…

3. Redobre sua atenção para o que ouve e lê

Imagem: Pixabay

Então você seguiu a dica número dois e virou a louca ou o louco dos podacast, vídeos, séries, filmes, livros e músicas em inglês. Excelente! Mas lembre-se de também redobrar sua atenção para o vocabulário e estruturas gramaticais que estão chegando até você. Por exemplo, ao assistir um vídeo, atente não só para o que as pessoas estão dizendo, mas também para como elas estão falando. Preste atenção às palavras e estruturas usadas, qual a entonação, etc. Assim, você vai ampliar seu vocabulário e descobrir maneiras diferentes de se expressar.

4. Pratique muito

Imagem: Nappy

Agora que aumentou sua exposição ao idioma, você vai começar a aprender muitas expressões novas, mas vai precisar usar esse seu novo conhecimento de forma ativa para garantir que ele fique realmente salvo em seu HD mental. A melhor forma de fazer isso é praticando. Para isso, é importante que você procure situações para treinar o que você aprendeu. Você pode organizar um grupo de conversação, participar de fóruns na internet, escrever diários, etc. As redes sociais estão cheias de grupos de pessoas das mais diversas partes do mundo interessadas em praticar inglês. Uma outra opção mais clássica, porém, muito eficiente, é fazer aula de conversação, que hoje em dia pode ser presencial ou online.

5. Persistência

Imagem: Pixabay

Nossa quinta e última dica é essencial. Muita gente desiste do inglês quando está no intermediário porque, ao contrário do iniciante, neste nível não é nada fácil detectar a evolução do aprendizado. Muitas vezes, sem conseguir perceber a sua progressão, muitas pessoas acabam se desestimulando e até desistindo. É importante se manter firme, caso o seu desejo seja, realmente, avançar de nível. Tenha paciência porque esse processo pode ser difícil e demorado, a depender de quanto tempo você investe nos estudos. Evite se comparar com outras pessoas, mantenha seu foco e persista em suas atividades. Se você fizer isso, logo logo estará abrindo as portas para o nível avançado.

Experimente essas dicas e divirta-se com seu aprendizado.

*Por Cris Oliveira

2 respostas para “Você tem síndrome do nível intermediário? 5 Dicas para alavancar o seu inglês.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *