Nova fase Continuidade!

O Continuidade nasceu como um podcast que busca discutir a migração a partir dos aspectos emocionais, sociais e educacionais, idealizado por Cristiane Oliveira e Flora Regis Campe que moram em Bremen, na Alemanha. A ideia surgiu em 2019 após as duas vivenciarem na pele os desafios da imigração, suas construções, e de cursarem juntas uma especialização sobre os aspectos psicossociais da imigração.


Os assuntos e reflexões que elas observavam nas suas atuações profissionais e também nas rodas de conversas com pessoas próximas, precisavam circular em outros espaços e alcançar mais gente. E assim o podcast nasceu e pôde ser ouvido em diversos países, na casa das pessoas que também compartilhavam de histórico de imigração e todas as suas expectativas, dores e delícias. Além dos episódios, foram construídos também workshops sobre identidade, relacionamentos e sobre a luta antirracista num espaço de trocas e de autocuidado. Com o tempo criamos o núcleo de Psicologia e Saúde Mental, conduzido pelas psicólogas Flora Regis Campe e Daniele Stivanin, que buscaram produzir conteúdos para o podcast, para o site e para as redes sociais com um olhar psicológico.


A equipe cresceu e tivemos muita produção, com olhares diversos. Passamos por diversos momentos de mudanças pessoais e profissionais, que incluíram oportunidades profissionais sonhadas, uma pandemia, luto, mudanças na carreira profissional e a chegada de um bebê.


Foi preciso colocar o “pé no freio”, repensar o formato e também as possibilidades atuais de cada uma. Por isso, levamos um tempo em pausa aqui, mas nos bastidores tivemos muitas reuniões e reflexões.


Como podem imaginar 2022 foi um ano de muitos desafios para as pessoas que faziam o Continuidade Podcast acontecer. E depois de muita conversa, trocas e um enorme carinho por esse projeto, decidimos retomar as atividades em 2023 com workshops para mulheres imigrantes e também construir novas redes entre profissionais que atendem imigrantes.
Tem muita coisa boa e bem cuidada vindo aí! O projeto Continuidade mudou, mas continua com a mesma essência de favorecer o crescimento emocional e o empoderamento da própria história na imigração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *